A operacionalização da nova linha "Agroamigo Mais" vai permitir que mais agricultores tenham acesso a recursos financiadores de atividades agrícolas geradoras de renda.
O programa de microcrédito rural, Agroamigo mais, foi apresentado na última sexta feira (1) Durante o encontro de coordenadores do banco no nordeste, em Fortaleza CE. A nova linha de crédito, que vai custear operações de até R$ 15 mil para agricultores familiares, faz parte da ampliação do programa de Microcrédito Produtivo Orientado PNMPO.
A operacionalização da nova linha de crédito inicialmente voltada a agricultores familiares com faixa de renda que se enquadram no pronaf B agora vai se expandir para que mais agricultores tenham acessos a recursos para atividades agrícolas geradoras de renda.
Cerca de 93% das operações do pronaf B são executadas pelo banco do nordeste. Em sete anos de atuação, o Agroamigo realizou cerca de 1,9 milhão de operações de crédito e investiu mais de R$ 3,4 bilhões na economia regional.
O programa adota um método que alia viabilidade produtiva com educação financeira e conscientização ambiental dos agricultores familiares. Esta forma de trabalho é fundamental para o processo de inclusão produtiva, ampliação de renda e pela melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores familiares.
A ampliação da linha de crédito é mais uma ação no combate a seca na região do nordeste. O ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, que participou do encontro, abordou as medidas para o enfrentamento dos efeitos da seca, tomadas pelo governo federal, como a garantia-safra, a construção de cisternas, a criação de linha de crédito emergencial, além da prorrogação dos contratos de custeio e investimentos como algumas das medidas adotadas.
Publicado em: 04/03/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário