segunda-feira, 11 de junho de 2012

Rio de Janeiro se Prepara para Rio + 20


Rumo ao Rio de Janeiro




  A Conferência Rio+20 na qual, mais uma vez, discutiremos desenvolvimento sustentável. A primeira vez em que este termo foi usado foi em 1987, na Comissão das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento, para dizer e garantir que desenvolvimento e preservação ambiental são compatíveis e complementares.
De lá pra cá, 25 anos se passaram, e o tema ainda continua sendo uma das maiores preocupações mundiais e uma das equações mais complicadas para os países resolverem. Nesse meio tempo, ainda tivemos a ECO-92, da qual uma série de documentos foram aprovados e na qual muitos países se comprometeram com questões como mudanças climáticas e proteção da biodiversidade.
Dito tudo isso, fica clara qual a preocupação com a Rio+20. Quais serão os compromissos que os países vão assumir para que as próximas gerações tenham acesso aos mesmos recursos naturais que temos hoje? E será que estes serão cumpridos? A sociedade civil tem importância fundamental neste debate e, outras organizações, deve cobrar respostas para essas perguntas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário